quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escola de Educação Básica Rodrigues Alves realiza trabalhos pedagógicos

Entre os projetos de estudo efetivados na escola “Amor Verdadeiro” é um dos temas ligados ao Projeto Valores e Realidade. Este vem sendo abordado devido ao grande anseio do ser humano preencher o vazio interior, cujo espaço deve inicialmente estar ocupado pelo criador de nossas vidas – DEUS. A preocupação da escola é fazer com que os alunos percebam que a paz interior e a satisfação humana vai além dos nossos desejos consumistas e transitórios.  Há conquistas duradouras que somente conseguimos pela fé.
“Uma das maiores necessidades do ser humano é a de amar e ser amado. O amor é indispensável à sobrevivência, pois sem ele perdemos nossas vitalidades emocionais e físicas. Quando experimentamos o amor, sentimos um profundo bem-estar que nos afeta física, mental, social e espiritualmente. Carência de afeto, diálogo, respeito e, principalmente, a falta de fé leva muita gente a problemas no relacionamento familiar e social, por vezes seguidos de sérios problemas de saúde física e mental. Uma criança, adolescente, jovem, que não tem um relacionamento afetivo com os pais, especialmente com a mãe, pode desenvolver distúrbios emocionais que prejudicam o seu desenvolvimento saudável e feliz.
O amor é como um plantinha que precisa ser cultivada e nutrida para que não morra.”

      Outro tema destacado dentro do Projeto Valores e Realidade é Bullying.
No Brasil, a palavra Bullying é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e grupo de alunos nas escolas. Até pouco tempo,  estas atitudes eram vistas como atos isolados,”briguinhas de criança”.
Atualmente é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com  consequências sérias, tanto para as vítimas, quanto para os agressores.
As formas de agressão entre os alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias,inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet) , ameaças e a exclusão.
            Portanto , não se trata de brincadeiras ou desentendimentos  eventuais. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistemicamente, explica o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil sobre o assunto.

 O “Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), segundo Aramis, adverte que: “para os alvos de bullying, as consequências podem ser depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, absentismo ou evasão escolar, atitudes de autoflagelação e suicídio, enquanto os autores dessa prática podem adotar comportamentos de risco, atitudes delinquentes ou criminosas e acabar tornando-se adultos violentos”.











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