quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escola de Educação Básica Rodrigues Alves realiza trabalhos pedagógicos

Entre os projetos de estudo efetivados na escola “Amor Verdadeiro” é um dos temas ligados ao Projeto Valores e Realidade. Este vem sendo abordado devido ao grande anseio do ser humano preencher o vazio interior, cujo espaço deve inicialmente estar ocupado pelo criador de nossas vidas – DEUS. A preocupação da escola é fazer com que os alunos percebam que a paz interior e a satisfação humana vai além dos nossos desejos consumistas e transitórios.  Há conquistas duradouras que somente conseguimos pela fé.
“Uma das maiores necessidades do ser humano é a de amar e ser amado. O amor é indispensável à sobrevivência, pois sem ele perdemos nossas vitalidades emocionais e físicas. Quando experimentamos o amor, sentimos um profundo bem-estar que nos afeta física, mental, social e espiritualmente. Carência de afeto, diálogo, respeito e, principalmente, a falta de fé leva muita gente a problemas no relacionamento familiar e social, por vezes seguidos de sérios problemas de saúde física e mental. Uma criança, adolescente, jovem, que não tem um relacionamento afetivo com os pais, especialmente com a mãe, pode desenvolver distúrbios emocionais que prejudicam o seu desenvolvimento saudável e feliz.
O amor é como um plantinha que precisa ser cultivada e nutrida para que não morra.”

      Outro tema destacado dentro do Projeto Valores e Realidade é Bullying.
No Brasil, a palavra Bullying é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e grupo de alunos nas escolas. Até pouco tempo,  estas atitudes eram vistas como atos isolados,”briguinhas de criança”.
Atualmente é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com  consequências sérias, tanto para as vítimas, quanto para os agressores.
As formas de agressão entre os alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias,inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet) , ameaças e a exclusão.
            Portanto , não se trata de brincadeiras ou desentendimentos  eventuais. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistemicamente, explica o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil sobre o assunto.

 O “Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), segundo Aramis, adverte que: “para os alvos de bullying, as consequências podem ser depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, absentismo ou evasão escolar, atitudes de autoflagelação e suicídio, enquanto os autores dessa prática podem adotar comportamentos de risco, atitudes delinquentes ou criminosas e acabar tornando-se adultos violentos”.











quarta-feira, 20 de maio de 2015

Alunos realizam visita a empresa Dray

O professor João Gabriel na disciplina de sociologia realizou visita a empresa Dray com os alunos das 2º séries do ensino médio com o objetivo dos mesmos conhecer o processo de produção, associando assim, aos conteúdos estudados em sala de aula.



   
Dray


A DRAY-Indústria e comércio Ltda, situada na cidade de Saudades é uma empresa de grande porte que a mais de 20 anos trabalha com a fabricação de artigos esportivos.
       Fabrica calçados, incluindo confecção. Com uma filial em Cunha Porã e o departamento comercial em Curitiba-PR, emprega em média 600 funcionários, fabricando em média 7000 pares/dia. Participa de feiras como a Couro Moda em São Paulo, buscando conhecimento e inovação com o objetivo de expandir as vendas.
       A empresa está com parte da produção em novas instalações, sendo que a produção de calçados está toda concentrada nelas, evitando deslocamentos, acelerando a produção, melhorando a qualidade dos produtos e o ambiente de trabalho para os colaboradores.
       Para a produção é usado um enorme volume de água por dia e com a preocupação do desperdício e alto custo, a empresa fez um investimento em uma máquina que fará o tratamento de água para poder reutilizá-la.
       Também é feito um trabalho social, no qual as bolas que são vendidas são costuradas na penitenciária de Chapecó pelos próprios presidiários.
        A Dray visa à empregabilidade e retorno para o município, valoriza as famílias, está se expandindo cada vez mais, investindo em novas máquinas e buscando novas tecnologias para que o trabalho seja sempre mais produtivo e facilite mais o trabalho dos colaboradores.  

Alunas: Gabriely E. Müller, Bruna Bertussi e Jaqueline I. Hoeckesfeld.

Turma: 203 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Construção de terrário

     Um terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres. Os terrários podem ter diversos tamanhos e ser feitos de diversos materiais, não apenas vidro; são comuns os terrários de madeira, rede metálica, Acrílico, PVC, etc. Possui sempre pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente, geralmente vidro ou acrílico, para facilitar a visão do interior, e normalmente contém pedras, carvão, terra e plantas que permitem observar o comportamento dos seres vivos no mundo natural. Um terrário refere-se a pequenas estufas em que se recriam as condições de um ambiente com umidade e temperatura altas e constantes, possibilitando o cultivo de plantas tropicais e subtropicais.
       Para estudar o terrário nas turmas dos 6º anos, a professora Adriana Bock de ciências no laboratório construíram vários terrários com seus alunos para observar o comportamento das plantas e pequenos animais.   




















Confecção e lançamento de foguetes

Com orientação da professora do laboratório de ciências Leoni Bohn, os alunos das turmas 601, 603 e 803 participaram da jornada do foguete. Em oficinas primeiramente estudaram os passos para construção dos foguetes, sendo a técnica de confecção dos mesmos através de garrafas pet. Também foi lhes orientado sobre como deve acontecer o lançamento dos foguetes. No dia 12 de maio no módulo esportivo aconteceu o lançamento. Os alunos se motivaram nesta atividade pratica o que desenvolve o aprendizado dos mesmos.
















quarta-feira, 6 de maio de 2015

Trabalhos - Arte Efêmera

Quanto tempo dura uma obra de arte? Algumas obras permanecem muito tempo, como é o caso das pinturas rupestres; outras sofrem a ação do tempo e se deterioram. E quando não há preocupação em conservá-las ou restaurá-las, essas obras tendem a desaparecer. Mas nem sempre a intenção do artista é produzir uma obra que dure muito tempo. Transitória, passageira, fugaz, que dura pouco: essas são as caracterizações possíveis da Arte Efêmera.
            Um exemplo de arte efêmera são as esculturas de gelo feitas por Néle Azevedo. Desde 2002, essa artista brasileira coloca pequenas esculturas com o formato de seres humanos em espaços urbanos do mundo todo.
           Com o intuito de representar a arte efêmera a professora de artes Camila Parise, trabalhou com as 3ª séries do ensino médio. Para elaboração do trabalho foram utilizados vários tipos de alimentos como: frutas, legumes, doces, etc.
          Os objetivos desta atividade é discutir a questão do efêmero na arte contemporânea, manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística, utilizar diversos materiais naturais ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação. Explorar nos alunos habilidades e a criatividade.